Home Siga-me Escreva-me

Fichamento Leilson



Módulo de Acolhimento
Curso: Licenciatura em Computação
Tutor (a) à Distância: Ana Cristina
Pólo: Bicas
Aluno (a): Leílson Henrique

MOMENTO 2 – ATIVIDADE 3 – FICHAMENTO DO TEXTO “TÉCNICAS DE ESTUDO”

FICHAMENTO
SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32.


Para que possamos entender melhor um texto é necessário passar por vários níveis, etapas, cada uma delas corresponde a uma leitura, a um momento distinto. A primeira e a segunda são o inicio da investigação, e corresponde a suspeita, é o nosso primeiro contato com o texto em questão.  A terceira analisa os indícios, os vestígios e corremos de encontro com as principais pistas. A quarta é o parecer final é o quando estamos preparados para trabalhar com o texto propriamente dito.

-----------------------------------------------------
Começamos nossa leitura, é onde nesta 1ª leitura que iremos produzir um glossário, para aprender o significado das palavras, termos desconhecidos para nós, com isso não nos preocupamos tanto com o conteúdo, e sim com as palavras que não conhecemos os significados.

Com o nosso glossário pronto podemos partir para a 2ª leitura, assim facilitando o compreendimento nas próximas leituras.

Agora começamos a fazer nossa segunda leitura, iremos produzir um fichamento.

“Nosso objetivo será compreender, com um pouco mais de profundidade, o “esqueleto” do texto, ou seja, desejamos selecionar as informações mais relevantes para organizarmos um fichamento”. (p. 28)

O fichamento sempre começa com a palavra fichamento no alto e centralizado. Logo abaixo iremos inserir a referência bibliográfica do texto que estamos trabalhando.. Logo após, temos duas colunas, na coluna da esquerda o espaço é para o esquema do texto e para citações (introdução, desenvolvimento e conclusão), e na da direita para observações pessoais.

Feito o glossário (1ª leitura) e o fichamento (2ª leitura) iremos partir para a nossa 3ª leitura, que será a produção de nosso resumo. Após essa leitura já deveremos ter em mente qual o tema do texto, qual(is) a(s) tese(s) defendidos ou atacadas pelo autor.

“Um resumo não é, simplesmente, como muitos estudantes acreditam, um trabalho em que basta recortar trechos importantes do texto e ir colando uns nos outros na sequência em que são apresentados pelo autor. Quando alguém faz isso, não produz um resumo, no máximo costura uma colcha de retalhos, que, a princípio, pode parecer bonita, mas na verdade PE feita de restos de panos. Um resumo deve ser um texto novo, escrito pelo próprio estudante e com as próprias palavras”. (p. 22)

Feita as 3 leituras, já poderemos ter uma opinião formada a respeito das idéias propostas pelo autor. Com isso temos condições de criarmos uma resenha, quer nada mais é, que um resumo ampliado do texto. Nesta 4ª leitura deveremos ter uma atenção redobrada, pois devemos fazer anotações do argumentos mais importantes do autor.

------------------------------------------------------

Os leitores (alunos) devem trabalhar como detetives: devemos ficar atento às palavras chaves (pistas) que nos auxiliam na investigação e entendimento do texto. Com esse entendimento,os alunos têm condições de elaborar o glossário, fichamento, resumo e resenha.

Com isso devesse ter condições de poder analisar e criticar um texto, sem ficar perdido entre as idéias do autor. Conhecer a idéia central do texto, as teses lançadas direta ou indiretamente pelo autor, devem ficar claras após as leituras do mesmo.




Os autores mostram como devemos proceder diante a uma leitura de um texto, como devemos ler e o que devemos fazer.











--------------------------------------------------------
Após lermos o texto, iremos grifar, sublinhar as palavras chaves e as palavras cujo significado são desconhecidas. Montaremos nosso glossário.







O fichamento serve para identificarmos as informações mais importantes do texto.

O autor quis dizer que com o fichamento pronto, teremos em mente “o início, meio e fim” de um texto. Como ele mesmo diz, “esqueleto” do texto.


Com o fichamento pronto teremos uma idéia real da tese proposta pelo autor, de como ele defendeu essa tese e quais conclusões chegou-se.






Partiremos para a criação do resumo.






O autor quis dizer que existem alunos que ao criarem seus resumos, na verdade copiam trechos do texto, quando na verdade o resumo deve ser o texto contado com as próprias palavras do alunos.








Já temos condições de criarmos um resenha, onde poderemos por em prática tudo que aprendemos e entendemos sobre o texto estudado.













 ------------------------------------------------------

Atenção para as pistas que o autor vai deixando ao longo do texto.

Criação do glossário, fichamento, resumo e resenha, para novas pesquisas sobre o texto.



Reconhecer o tema central do texto, e ter condições de fazer uma análise critica bem abordado sobre o texto em questão.